quinta-feira, 22 de setembro de 2011



PROJETO
Educação para a Convivência
com o Semiárido

Cuidar do meio ambiente:  responsabilidade e atitude humana.

água de qualidade, patrimônio da humanidade direito de todos”.
Quem comete violência? Quem destrói o meio ambiente? O ser humano.
Por isso, precisamos cuidar do ser humano.





Sumário



1.    Apresentação
2.   O Projeto Educação para Convivência com o Semiárido
3.   Objetivos Gerais
4.   Justificativa
5.   Ação
6.   Avaliação
7.  APOIOS
8.  CRONOGRAMA

APRESENTAÇÃO





Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Buscando informações sobre a situação da água no nosso município e procurando formular ações concretas que visem a melhoria de vida e o respeito como a preservação ambiental.




                     O Projeto Educação para Convivência com o Semiárido




A Educação para a Convivência com o Semiárido é uma proposta em sintonia com as indicações da Lei de Diretrizes e Bases, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação e dos Parâmetros Curriculares publicados pelo Ministério da Educação. Ela propõe que a educação seja compreendida no contexto da localidade onde está situada a escola. Ensina a mudar o lugar onde se vive e ali manter raízes e laços de família. Esse reconhecimento vai além da noção de campo apenas como rural e compreende suas necessidades culturais, direitos sociais e formação integral dos indivíduos.




·         Objetivo geral
            .                       Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

·               Objetivos específicos
            Realizar reuniões ampliadas com autoridades municipais e representantes da educação para sensibilização e apresentação das propostas do GT.
            Desenvolver atividades educativas através de panfletos, e meios de comunicação, mobilizações nas escolas e nas comunidades.          I
            Visitas aos reservatórios hídricos: cacimbões, açudes, cisternas, cacimbas, nascente como também encentivar o plantio de hortas e pomares comunitários.
           Eleboração de projetos para aquisição de resevatórios para armazenamento da água de chuva. Cisternas, e poços artesianos.
             Elabora moral no centro da cidade e nas escolas com informações sobre o meio ambiente e confecções de placas informativas nas reservas ambientais sobre as datas especificas e cuidados que os visitantes devem ter nesses ambiente.
           Criar agenda 21;
Divulgar agenda do roteiro da coleta de lixo e  sobre cuidados com o armazenamento do mesmo.
Realização de ações concreta que eduquem e melhorem a vida das criaças e adolescente com a convivência com o semiárido, valorizando pois, o local onde vivem.


  Justificativa
             
Luís Gomes é um município com riquezas naturais diversas  e clima agradável localiza em uma serra com uma diversidade de espécies ambientais que apresenta uma grande dificuldade de desenvolvimento, devido a falta de água. Portanto o projeto Educação e Convivencia com o Semiárido deseja promover discursões e elaborar projetos reais  e ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável e aproveitamento dos recursos para garantir a pernamencia e subrevivência dos seus moradores principalmente nas comunidades rurais.


Período abrangido pelo projeto
Permanente
Articuladora: Ivonalda Bezerra, Mobilizador: Solange Batista da Silva grupo de trabalho: Grito de Alerta, Educação e todos parceiros envolvidos com meio ambiente.
 
OUTROS:
ALIMENTAÇÃO:
lanche para o grupo de trabalho sempre quando estiver realizando atividades.

TRANSPORTE:
Saídas de técnicos para atividades e Deslocamento dos alunos.
carro de som para divulgação e gravação de vinhetas.

 Avaliação
A ata de reuniões com os participantes do grupo de trabalho como também pelos mobilizadores e todos que participarem de alguma forma nas atividades realizadas servirá de base para a avaliação do projeto.  Serão realizadas exposições mensais com os trabalhos das crianças, relatórios e reuniões mensais de avaliação com toda equipe. Nestas reuniões serão discutidas todas as situações decorrentes do convívio entre profissionais (equipe) e alunos, para possíveis desdobramentos. A supervisão ficará a cargo do parceiro envolvido. Teremos também questionários de avaliação ao término da execução do projeto que será apresentado pela ocasião da realização do 2º fórum comunitário do Selo UNICEF.

Apoios:
Prefeitura Municipal de Luis Gomes
Prefeito – Carlos José Fernandes
CMDCA
Presidente- Eliane Torres da Silva
Secretaria Municipal de Assistência Social
Secretária - Ana Guiomar Fernandes Lima
Mobilizadores:
SOLANGE BATISTA



CRONOGRAMA DE ATIVIDADES


EVENTO
DIA E HORA
LOCAL
RESPONSAVÉS
 REUNIÃO COM GT
12/09/2011 -  ÁS 17:30 HORAS
CINE
SOLANGE
PARTICIPAÇÃO EM EVENTO ESPORTIVO
14/09/2011 17 HORAS
PRAÇA JADER TORQUATO
SOLANGE E GT
PASSEIO CICLISTICO
17/09/2011 7 HORAS
RUAS DA CIDADES
SOLANGE E GT
ATIVIDADE CO O GT
19/09/2011
19 HORAS
SALA DO SELO
CMDCA
SOLANGE
REUNIÃO AMPLIANDA
A DEFINIR


VISITAS NA ZONA RURAL
 A DEFINIR
ESCOLAS
SOLANGE E GT



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