PROJETO
Educação para a Convivência
com o Semiárido
Cuidar do meio
ambiente: responsabilidade e atitude
humana.
“água de qualidade, patrimônio da humanidade direito de todos”.
Quem comete violência? Quem destrói o meio ambiente? O ser humano.
Por isso, precisamos cuidar do ser humano.
Sumário
1.
Apresentação
2.
O Projeto Educação
para Convivência com o Semiárido
3.
Objetivos
Gerais
4.
Justificativa
5.
Ação
6.
Avaliação
7.
APOIOS
8.
CRONOGRAMA
APRESENTAÇÃO
Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos
no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação
da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua
importância para a vida e para a história dos povos. Buscando informações sobre
a situação da água no nosso município e procurando formular ações concretas que
visem a melhoria de vida e o respeito como a preservação ambiental.
O Projeto Educação para Convivência com o Semiárido
A Educação
para a Convivência com o Semiárido é uma proposta em sintonia com as indicações
da Lei de Diretrizes e Bases, das Diretrizes Curriculares Nacionais do
Conselho Nacional de Educação e dos Parâmetros Curriculares publicados
pelo Ministério da Educação. Ela propõe que a educação seja compreendida
no contexto da localidade onde está situada a escola. Ensina a mudar o lugar
onde se vive e ali manter raízes e laços de família. Esse reconhecimento vai além da
noção de campo apenas como rural e compreende suas necessidades culturais, direitos sociais e formação integral dos
indivíduos.
·
Objetivo
geral
. Estimular
a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a
utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a
responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo,
auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a
vida no planeta.
·
Objetivos
específicos
Realizar reuniões ampliadas com
autoridades municipais e representantes da educação para sensibilização e
apresentação das propostas do GT.
Desenvolver
atividades educativas através de panfletos, e meios de comunicação,
mobilizações nas escolas e nas comunidades. I
Visitas aos
reservatórios hídricos: cacimbões, açudes, cisternas, cacimbas, nascente como
também encentivar o plantio de hortas e pomares comunitários.
Eleboração de projetos para aquisição
de resevatórios para armazenamento da água de chuva. Cisternas, e poços
artesianos.
Elabora moral no centro da cidade
e nas escolas com informações sobre o meio ambiente e confecções de placas
informativas nas reservas ambientais sobre as datas especificas e cuidados que
os visitantes devem ter nesses ambiente.
Criar agenda 21;
Divulgar
agenda do roteiro da coleta de lixo e sobre
cuidados com o armazenamento do mesmo.
Realização
de ações concreta que eduquem e melhorem a vida das criaças e adolescente com a
convivência com o semiárido, valorizando pois, o local onde vivem.
Justificativa
Luís Gomes é um
município com riquezas naturais diversas
e clima agradável localiza em uma serra com uma diversidade de espécies
ambientais que apresenta uma grande dificuldade de desenvolvimento, devido a
falta de água. Portanto o projeto Educação e Convivencia com o Semiárido deseja
promover discursões e elaborar projetos reais
e ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável e
aproveitamento dos recursos para garantir a pernamencia e subrevivência dos
seus moradores principalmente nas comunidades rurais.
Período abrangido pelo projeto
Permanente
Articuladora:
Ivonalda Bezerra, Mobilizador: Solange Batista da Silva grupo de trabalho:
Grito de Alerta, Educação e todos parceiros envolvidos com meio ambiente.
OUTROS:
ALIMENTAÇÃO:
lanche para o grupo de trabalho sempre quando estiver realizando atividades.
TRANSPORTE:
Saídas de técnicos para atividades e Deslocamento dos alunos.
carro de som para divulgação e gravação de vinhetas.
lanche para o grupo de trabalho sempre quando estiver realizando atividades.
TRANSPORTE:
Saídas de técnicos para atividades e Deslocamento dos alunos.
carro de som para divulgação e gravação de vinhetas.
Avaliação
A ata de reuniões com os participantes do grupo de trabalho como também pelos mobilizadores e todos que participarem de alguma forma nas atividades realizadas servirá de base para a avaliação do projeto. Serão realizadas exposições mensais com os trabalhos das crianças, relatórios e reuniões mensais de avaliação com toda equipe. Nestas reuniões serão discutidas todas as situações decorrentes do convívio entre profissionais (equipe) e alunos, para possíveis desdobramentos. A supervisão ficará a cargo do parceiro envolvido. Teremos também questionários de avaliação ao término da execução do projeto que será apresentado pela ocasião da realização do 2º fórum comunitário do Selo UNICEF.
A ata de reuniões com os participantes do grupo de trabalho como também pelos mobilizadores e todos que participarem de alguma forma nas atividades realizadas servirá de base para a avaliação do projeto. Serão realizadas exposições mensais com os trabalhos das crianças, relatórios e reuniões mensais de avaliação com toda equipe. Nestas reuniões serão discutidas todas as situações decorrentes do convívio entre profissionais (equipe) e alunos, para possíveis desdobramentos. A supervisão ficará a cargo do parceiro envolvido. Teremos também questionários de avaliação ao término da execução do projeto que será apresentado pela ocasião da realização do 2º fórum comunitário do Selo UNICEF.
Apoios:
Prefeitura Municipal de Luis Gomes
Prefeito
– Carlos José Fernandes
CMDCA
Presidente-
Eliane Torres da Silva
Secretaria Municipal de Assistência Social
Secretária
- Ana Guiomar Fernandes Lima
Mobilizadores:
SOLANGE BATISTA
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
EVENTO
|
DIA E
HORA
|
LOCAL
|
RESPONSAVÉS
|
REUNIÃO COM GT
|
12/09/2011
- ÁS 17:30 HORAS
|
CINE
|
SOLANGE
|
PARTICIPAÇÃO
EM EVENTO ESPORTIVO
|
14/09/2011
17 HORAS
|
PRAÇA JADER
TORQUATO
|
SOLANGE
E GT
|
PASSEIO
CICLISTICO
|
17/09/2011
7 HORAS
|
RUAS DA
CIDADES
|
SOLANGE
E GT
|
ATIVIDADE
CO O GT
|
19/09/2011
19
HORAS
|
SALA DO
SELO
CMDCA
|
SOLANGE
|
REUNIÃO
AMPLIANDA
|
A DEFINIR
|
||
VISITAS NA ZONA RURAL
|
A DEFINIR
|
ESCOLAS
|
SOLANGE E GT
|
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